Equipamentos END: Comprar x Alugar

Praticamente todos os segmentos da indústria utilizam as técnicas de ensaios não destrutivos (END). Estas técnicas são de extrema importância, pois estão diretamente ligadas à segurança e maior produtividade de máquinas e equipamentos. E das equipes que precisam operá-las.

Um equipamento com problema pode acarretar em perdas irreparáveis, como a de funcionários, além de sérios prejuízos financeiros.

Para que os ensaios não destrutivos sejam desenvolvidos com eficácia, além de treinamento constante das equipes envolvidas, os equipamentos precisam passar por manutenções e calibragens. Nessa rotina, muitas empresas ficam com dúvidas sobre a melhor forma de adquirir os aparelhos necessários.

É melhor comprar equipamentos END ou alugar?

Neste artigo, vamos descrever as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de aquisição. Com ele, você poderá fazer uma análise mais criteriosa.

Mas é claro que sempre recomendamos levar em consideração as particularidades de cada empresa na hora de decidir.

Vamos lá?

#1 Custo x benefício

custo-beneficio-comprar-algar-equipamentos-end-tgtec-mg

Aqui deve-se fazer um comparativo entre o aluguel e a compra. É preciso anotar em uma planilha todos os custos que a empresa terá com ambas possibilidades.

No caso de compra, não pode ser deixado de lado, além do valor do equipamento, os custos de manutenção, calibragem, vida útil do equipamento, atualizações (se forem necessárias), acessórios e insumos e o valor da venda ao final do período de utilização ou vida útil.

Feito isso, agora é hora de listar todos os custos com o aluguel: mensalidade pelo tempo que será utilizado e outros custos. Avalie com o fornecedor tudo que será necessário desembolsar além do valor da mensalidade.

Na modalidade aluguel, não deixe de considerar os benefícios fiscais. Para as empresas enquadradas no lucro real, há a possibilidade de obtenção de créditos de PIS e CONFINS e dedução de IRPJ e CSLL nos contratos de locação. E estes benefícios são válidos tanto para equipamentos utilizados na atividade fim da empresa, quanto equipamentos não utilizados na atividade fim. O que pode representar uma economia bastante expressiva.

Esta análise do custo x benefício é um bom ponto de partida. Mas outros itens devem ser avaliados também.

Continue lendo o artigo para conhecer outros itens que também devem ser considerados.

#2 Atualização de equipamentos

atualizacao-equipamentos-end-tgtec-mg

Se o equipamento que você precisa tem a característica de receber atualizações frequentes e se torna obsoleto rapidamente, é melhor investir no aluguel. Pois assim, a sua empresa estará trabalhando sempre com os modelos mais modernos e você não vai empatar um valor alto em um equipamento que ficará desatualizado em pouco tempo.

O aluguel também é mais indicado caso o equipamento seja exposto a riscos altos e frequentes, como perda, roubo ou danos. As empresas que locam os equipamentos geralmente possuem seguros que cobrem essas eventualidades.

#3 Valor de venda no mercado

valor-venda-equipamentos-end-tgtec-mg

Para calcular o valor de venda é preciso projetar a taxa de depreciação pelo tempo que você pretende ficar com o equipamento.  A Receita Federal disponibiliza uma tabela com os percentuais de depreciação de diversos equipamentos. Inclua também a porcentagem do imposto de renda sobre as prestações de compra. O valor residual do patrimônio deve ser vantajoso para a empresa.

#4 Custos de manutenção

custos-manutencao-equipamentos-end-tgtec-mg

Muitos equipamentos, para que apresentem boa performance, necessitam de manutenções e calibragens frequentes. Equipamentos descalibrados ou com falhas podem acarretar prejuízos irreversíveis para as empresas. Portanto, as manutenções não podem ser desconsideradas.

Verifique os custos dessas manutenções e também se a sua equipe está devidamente preparada para realizar a tarefa e se terá disponibilidade para executar o serviço, quando for necessário, sem prejuízo a outras demandas.

#5 Tempo de utilização do equipamento

tempo-utilizacao-equipamento-end-tgtec-mg

O equipamento será utilizado por um período longo ou por um tempo determinado? Se a necessidade pelo equipamento é apenas para um determinado projeto, é preciso calcular se todos os custos envolvidos na compra e manutenção estão contemplados no valor do projeto. Ao terminar o projeto, este equipamento terá utilidade? Ou ficará como um passivo da empresa?

Geralmente, nos casos em que o equipamento é usado apenas por um período determinado, o aluguel costuma ser mais vantajoso. Até porque, caso apresente defeitos ou precise passar por manutenção, o fornecedor da locação disponibiliza outro e o projeto não sofre atrasos e interrupções.

#6 Maturidade da empresa e estabilidade do negócio

analise-financeira-tgtec-mg

Essa é uma análise que não pode deixar de ser feita.

Se a sua empresa é nova ou está passando por um período de transição, com riscos envolvidos, o mais adequado é trabalhar com a modalidade de locação. O mesmo é válido caso o seu negócio esteja em um momento de baixa demanda.

Mas se a situação é de alta demanda e estabilidade, a compra pode ser um investimento que irá agregar valor ao negócio e ajudar no crescimento da empresa.

Na hora de definir entre o aluguel e a compra de equipamentos, várias análises devem ser feitas. O tipo de negócio, o momento e tamanho da empresa, os objetivos e os custos envolvidos devem entrar na avaliação.

Descrevemos aqui os itens que consideramos essenciais, mas como já dissemos uma boa análise não pode deixar de observar as peculiaridades de cada negócio.

Se ficou com alguma dúvida, escreva pra gente. Será um prazer te ajudar.

Para acompanhar o nosso blog e receber as atualizações e dicas úteis para o segmento END inscreva-se na nossa newsletter. Você receberá os novos artigos diretamente em seu email.

Orçamento de Locação

Orçamento de Semi-Novo

Orçamento de Produto